Participação, produção de conhecimento e pesquisa avaliativa: a inserção de diferentes atores em uma investigação em saúde mental

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Contribuidor(es) Universidade Estadual de Campinas
Tipo Article
Título Participação, produção de conhecimento e pesquisa avaliativa: a inserção de diferentes atores em uma investigação em saúde mental
Título(s) Alternativo Participation, knowledge production, and evaluative research: participation by different actors in a mental health study
Autor(es) Furtado, Juarez Pereira
Campos, Rosana Onocko
Autor(es) UnicampFurtado, Juarez Pereira
Campos, Rosana Onocko Universidade Estatual de Campinas Estadual de Campinas FCM
Assunto Serviços de Saúde Mental; Pesquisa sobre Serviços e Saúde; Conhecimento; Mental Health Services; Health Services Research; Knowledge;
ResumoThis article reflects on the interrelations between participation, knowledge production, and public policy evaluation in light of issues from our own experience with evaluative research on a municipal network of Psychosocial Care Centers (CAPS) in Brazil. The article discusses the coordination of the complex process and the potentials and limits of partnerships for conducting qualitative evaluative studies in mental health with participation by different social actors. The authors conclude that qualitative evaluative research aligned with the perspective of including different points of view representing various segments is the best approach for understanding the numerous spin-offs from the implementation of services linked to the Brazilian psychiatric reform movement, given the inherent specificities of the mental health field.

No presente texto apresentamos considerações sobre pesquisa avaliativa qualitativa e participativa com base em investigação desta natureza realizada junto a uma rede municipal de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) ligados ao Sistema Unico de Saúde (SUS). A coordenação do complexo processo, bem como as potencialidades e limites do estabelecimento de parcerias para a realização de trabalhos de investigação avaliativa qualitativa em saúde mental, com a inclusão de diferentes atores sociais, são aqui discutidas. Concluímos que a pesquisa avaliativa qualitativa aliada à perspectiva de inclusão de distintos pontos de vista dos vários segmentos envolvidos é a que melhor se adequa à compreensão dos muitos desdobramentos oriundos da implementação de serviços ligados ao movimento de reforma psiquiátrica brasileira, dado as especificidades inerentes ao campo da saúde mental.
Título principal do periódico Cadernos de Saúde Pública
Editor Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz
Data de publicação 2008-11-01
Imprenta Cadernos de Saúde Pública. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, v. 24, n. 11, p. 2671-2680, 2008.
Idioma pt
Página Inicial 2671
Página Final 2680
Direitos Acesso aberto
Base de dados (SciELO, WOS etc) SciELO
ISSN 0102-311X
ID SciELO S0102-311X2008001100022
Número DOI 10.1590/S0102-311X2008001100022
Endereço http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2008001100022
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2008001100022
Agência(s) de fomento Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Data de disponibilização 2014-08-27T14:32:39Z
Data de depósito no repositório 2014-08-27T14:32:39Z
URI http://unicamp.sibi.usp.br/handle/SBURI/84214


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